Como fazer um treinamento motivacional para equipe de vendas?
No post de hoje, vamos saber mais sobre os benefícios do treinamento motivacional para equipe de vendas e como aplicá-lo na prática!
Qualquer ser humano, desde que esteja capacitado, pode cumprir um objetivo, fazendo o mínimo e trabalhando no famoso “piloto automático”. Mas somente alguém genuinamente motivado consegue entregar resultados bem acima da média, e não é difícil entender por quê. Confira:
A importância do treinamento motivacional para equipe de vendas
Indivíduos motivados encaram as metas da empresa como algo pessoal e colocam as próprias expectativas no trabalho, desafiando a si mesmos. Eles querem ser melhores não por que o gerente pediu, e sim para superarem seus próprios limites. Essa é a filosofia do treinamento motivacional: fazer com que um colaborador assimile a ideia de que progredir e aprimorar habilidades não deve ser uma obrigação, e sim algo natural, que todos precisam buscar – na profissão e na vida particular.
Motivação e crescimento andam juntos
Trazendo a conversa para o universo das vendas, é possível dizer que uma equipe motivada disputa maratonas, enquanto vendedores comuns dão voltas na praça. A motivação é o combustível que produz eficiência, fazendo com que um funcionário se sinta estimulado a ir além do óbvio, com impactos positivos na produtividade da empresa.
Também é importante que o ambiente de trabalho seja propício ao crescimento profissional. De nada adianta promover treinamentos, trazer palestrantes famosos, estimular a participação dos funcionários em cursos e workshops, se eles entendem que não há futuro no local onde estão agora. A maior motivação, em qualquer circunstância, é a possibilidade de avançar na carreira.
Como proceder para montar um treinamento eficaz
Saiba quem é quem
Antes de montar seu programa, responda à pergunta: você conhece de verdade sua equipe e compreende a fundo quais são seus interesses ou o que esperam da carreira? É preciso que o gestor saiba com quem está lidando, para então propor atividades direcionadas. Um treinamento criativo e dinâmico, mas com o foco nas questões erradas, não trará os resultados que a empresa espera.
Proporcione práticas estimulantes
Para além da excelência de conteúdo, o segredo de um treinamento motivacional bem-feito é a duração. Seja qual for a abordagem escolhida, faça com que o treinamento termine no pico da motivação, e não em queda.
Não subestime o papel do feedback
A equipe acertou? Então conte a ela! Discuta os resultados, fale sobre as estratégias que funcionaram e as que devem ser abandonadas, planejando os próximos passos. Gestores evasivos ou inacessíveis, incapazes de uma boa conversa, jamais serão líderes motivadores. O feedback pode ser adotado na hora certa para corrigir rumos e celebrar acertos, fazendo com que a equipe saiba para onde ela e a empresa devem seguir.
O treinamento motivacional deve atender a um propósito
Histórias sobre monges e executivos podem ser inspiradoras, mas só servirão se forem adequadas ao contexto da empresa. Não planeje treinamentos repletos de lições simbólicas, metáforas confusas e nada mais. Valorize o tempo das pessoas e faça com que valha à pena estar ali, que eles tirem proveito, principalmente pela qualidade da aprendizagem proporcionada.
Procure respostas para perguntas específicas
Um treinamento eficaz deve ser capaz de sanar dúvidas reais e palpáveis, e uma boa forma de fazê-lo é estabelecer questões claras que devem ser respondidas ao final: que comportamentos nocivos devem mudar na equipe? Que valores poderiam contribuir para a melhora da performance na abordagem do cliente? Qual é a meta de venda realista para o próximo trimestre? Qual é o aumento desejado para as vendas feitas a clientes novos este mês? Dentre tantos outros questionamentos.
O treinamento motivacional é uma ferramenta poderosa. Defina seus objetivos, reflita sobre a equipe que você tem nas mãos e pense na melhor estratégia para fazer com que todos queiram se dedicar mais ao negócio. Acima de tudo, deixe claro que essa não é uma política individualista: ao contrário, é um jeito de fazer com que todos saiam ganhando.
Sua empresa adotou o treinamento motivacional para a equipe de vendas? Tem ainda alguma dúvida? Compartilhe com a gente!
Para saber um pouco mais sobre assuntos relacionados às melhores práticas de mercado na gestão de empresas, dicas, ferramentas e metodologias, siga-nos em nossa página no Facebook e também no LinkedIn.