Conhecer o perfil do cliente pode ajudar a vender mais

Quem nunca se pegou questionando o que o cliente realmente deseja que atire a primeira pedra!

Por mais experiência que se tenha, a natureza humana é de transformação constante, por isso é praticamente impossível manter as mesmas estratégias por muito tempo.   

Conhecendo o perfil do cliente

Não existe fórmula mágica e nem verdade absoluta. Para tentar entender e atender as expectativas dos clientes é essencial ouvir o que eles tem a dizer. Além de monitorar o que acontece no seu negócio, é importante estar atendo aos diversos estudos de mercado que surgem anualmente e que sempre  contém informações relevantes.

Como usar estes estudos?

Coletando as informações relevantes para o seu negócio e cruzando os dados disponibilizados. Por exemplo, no início deste ano a Soiux, em parceria com a Blend New Research e a ESPM, apresentou um estudo completo sobre o perfil do gamer brasileiro. O mercado de games, no contra fluxo de outros segmentos, tem um público cativo e crescente a cada ano.

O Brasil é o principal mercado de jogos da América Latina e estima-se que este universo atinja 66,3 milhões de brasileiros. Só no ano passado o segmento movimentou  US$1,3 bilhões. 

A pesquisa aborda temas como hábitos de consumo e as principais plataformas de jogos utilizadas.

Um dado que mostra a mudança de comportamento causado por este universo e revelado na pesquisa é que, se antes os games eram vistos com desconfiança pelos familiares, hoje 65% dos pais acham que, se usados com controle, os jogos podem ajudar no desenvolvimento lógico dos seus filhos.  Interessante, não?

Já outro estudo, desta fez da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) – um universo completamente diferente dos de games – mostra que apesar da pulverização da internet e o crescimento dos bancos digitais e das fintechs, ainda temos cerca de 40% da população, ou seja em média 82 milhões de brasileiros, sem relacionamento com instituições financeiras mesmo sendo economicamente ativos. 

 

Estes estudos, aparentemente de universos completamente diferentes, se complementam e são essenciais para trazer insights úteis para delinear estratégias de venda e marketing para os varejos que atendem o público jovem, por exemplo. 

Estar atento as oportunidades de mercado é importante para manter e aumentar a rentabilidade e uma maneira eficiente de se diferenciar dos concorrentes, surpreender e gerar valor ao cliente.

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