Conheça as estratégias utilizadas por lojas europeias em PDV
Encontrar novas soluções para impulsionar os lucros dos pontos de venda nem sempre é algo simples. Contudo, uma maneira eficaz de conseguir novas ideias é realizar estudos de casos de sucesso e buscar inspiração em modelos adotados por PDVs em outras regiões do mundo.
Hoje, falaremos um pouco sobre as técnicas utilizadas pelas lojas europeias em seus pontos de venda e que podem ser facilmente adequadas à realidade brasileira. Veja as nossas dicas a seguir e se inspire:
Integração entre os ambientes físicos e digitais nas lojas europeias
É cada vez mais comum nos PDVs da Europa a integração entre os ambientes físicos e digitais. Com o avanço das novas tecnologias e o uso das redes sociais como ferramentas para ampliação das vendas, a integração entre os dois ambientes tornou-se uma estratégia fundamental a ser adotada pelas lojas europeias.
Dentro das lojas, existem pontos em que a pessoa pode se conectar à internet e fazer a compra de produtos no site da loja ou ainda realizar encomendas de produtos que estão indisponíveis momentaneamente no estoque. Também é possível induzir o consumidor que tem acesso às redes sociais da empresa a ir até o ponto de venda físico, oferecendo descontos exclusivos ou promoções de determinados produtos.
A criação de aplicativos também é uma forma de facilitar a integração entre os ambientes físicos e digitais. Neste nosso post demos algumas dicas de como encantar os clientes no ambiente digital.
Ofereça diversidade de produtos com foco na demanda local
Oferecer um mix de produtos diferenciados, que não são encontrados facilmente na região ou produtos que despertam o interesse de grande parte dos consumidores da localidade, são estratégias que atraem o público até o PDV. Com o consumidor dentro da loja, é possível combinar outras técnicas de vendas (como promoções, por exemplo) e induzir a compra de outros itens que não estavam no planejamento inicial do cliente.
De volta às ruas
Uma outra forte tendência no mercado europeu é a volta da preferência pelos pontos de venda nas ruas, em vez de shopping, por exemplo. As ruas temáticas, ou seja, ruas com concentração de lojas por segmentos específicos, tem produzido um excelente retorno nos negócios.
Um ponto a ser analisado ao adotar esta estratégia é a proximidade com a concorrência. Apesar de trazer algumas desvantagens, como a competição acirrada de preços e a necessidade de oferecer um diferencial ao consumidor para que este efetue a compra em sua loja, por outro lado, as ruas temáticas atraem um público segmentado e com forte potencial para fechar um negócio, ampliando as chances de vendas.
Como você pode observar, as táticas adotadas pelas lojas europeias são simples e facilmente adaptáveis à realidade das lojas dos mais diversos segmentos no Brasil.
Você também pode ampliar o seu público-alvo oferecendo outros serviços além dos que já são vendidos na loja (como recargas de celular), estimulando a compra por meio de cupons de desconto e disponibilizando cartões de presente no seu empreendimento.
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