Como aumentar as vendas do varejo explorando o mercado B2B?
Em tempos nos quais não se pode perder oportunidades comerciais, é preciso estar atento a todo tipo de possibilidade de vendas.
Ainda assim, muitos gestores acabam deixando de lado o comércio focado nas relações entre empresas. O mercado B2B é uma ótima área para se conseguir melhorar o faturamento mensal e é por isso que ele não pode ser esquecido.
Para facilitar a entrada ou reaquecimento do seu B2B, selecionamos algumas boas práticas. Confira:
1. Prospectar novos clientes ativamente
Para vender mais, não há nenhuma fórmula mágica, mas é preciso ter esforço e dedicação. Por isso, não se pode ter uma postura passiva e comodista: é necessário ir atrás dos clientes. A prospecção é parte de todo esforço de vendas e deve ser feita com energia e estratégia.
Avalie que tipo de clientes você pode ter no B2B e identifique onde eles estão. Liste ambientes e grupos em que eles frequentam e organize-se para se fazer presente nestes locais.
2. Revitalizar as suas parcerias e contatos comerciais
Além de novos contatos, os antigos conhecidos também podem ser uma boa fonte de vendas. Como o relacionamento já existe, é possível que se tenha um pouco mais de abertura para a conversa.
Ainda que eles não efetuem negócios diretamente, reaquecer estes contatos comerciais pode acabar resultando em algumas indicações e boas chances de chegar em novas empresas com a chancela de quem já conhece o seu trabalho e/ou a sua empresa.
Assim, fica bem mais fácil abrir um diálogo sem uma postura muito resistente, como muitas vezes acontece com novos relacionamentos comerciais.
3. Trabalhar bem o catálogo de produtos ou serviços
Outro ponto importante é lembrar-se de revisar o catálogo de produtos e serviços oferecidos — não se pode permitir que oportunidades escapem pelos dedos.
Para garantir que isso não ocorra, você e sua equipe precisam estar bem atentos e focados em conseguir utilizar cada item ou linha de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa para potenciais clientes B2B.
Às vezes um tipo de catálogo funciona melhor em alguns clientes, mas, para agradar a outros, é necessário oferecer uma gama um pouco diferente. O fato é que conhecendo bem o que a sua empresa tem a oferecer, é possível abrir mais frentes de negociação do que ficar somente focando nos itens que são tidos como os campeões de vendas.
4. Oferecer cartões presente
Uma opção que deve ser muito bem explorada no mercado B2B são os cartões presentes. Também conhecidos como gift cards, este tipo de benefício tem vantagens para todos os envolvidos.
A sua empresa consegue aumentar o faturamento, sem o risco de inadimplência, incentivando ainda o cliente final a comprar um pouco mais. A empresa parceira pode oferecer o benefício a seus funcionários em datas comemorativas e até mesmo aos clientes, tendo uma maior flexibilidade quanto aos valores oferecidos.
Além disso, o cliente final (que receberá o cartão) poderá gastar os créditos com os produtos ou serviços que ele desejar. Nesse tipo de relação todos saem ganhando.
Como você pode perceber, o mercado B2B é uma ótima ideia a ser explorada por gestores e empresas que estejam buscando aumentar suas vendas e melhorar seus resultados.
A respeito desse mercado, como anda o seu negócio? Ele é está no seu foco de trabalho? Tem conseguidos bons resultados? Fale um pouco sobre o assunto abaixo nos comentários. Queremos saber como a sua empresa está explorando este nicho!
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