Big data marketing: 6 dicas para vender mais analisando os dados
O padrão de consumo mudou completamente nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que o cliente se tornou mais exigente e participativo ao longo desse processo, a internet também permitiu que as empresas tivessem acesso a um número imenso de informações, de forma a traçar estratégias mais eficientes e bem direcionadas. E é exatamente nesse contexto que o Big Data marketing pode ser útil.
Isso ocorre justamente ajudando a criar campanhas mais segmentadas, direcionadas e até menos dispendiosas. Quer entender um pouco mais sobre o big data marketing e conhecer 6 dicas para vender mais analisando dados? Então, confira o conteúdo que preparamos para você:
O que é big data marketing?
Podemos entender o big data como o grande volume de dados que os compradores ou clientes em potencial deixam em sua experiência de compras ou até mesmo apenas na sua navegação no site de vendas.
Para as empresas, o big data pode ser entendido como uma tremenda revolução, comparável com a popularização da internet. O emprego adequado dele permite lidar com informações num volume nunca antes visto, com variedade e velocidade inéditas até hoje.
Na prática, essa tecnologia permite analisar qualquer tipo de elemento digital em tempo real, ajudando na tomada de decisões — inclusive para a equipe de marketing.
São exemplos de big data o histórico de compras nos e-commerces ou lojas físicas, detalhes como idade, gênero e escolaridade ou até informações de geolocalização, que podem ficar armazenadas em plataformas, sistemas e data centers.
Para utilizar isso na prática, as corporações precisam contar com ferramentas para compilar resultados, identificar tendências e traçar estratégias para conquistar o seu público-alvo.
Dicas para usar o big data marketing
1 – Criação de campanhas segmentadas
O histórico de compras dos seus clientes pode ser uma fonte essencial de informações para sua equipe de marketing.
Afinal, esses dados mostram as preferências daquele consumidor e possibilitam, por exemplo, a criação de uma estratégia de e-mail marketing altamente específica, o que pode ser fundamental para conseguir mais negócios e superar os tempos de crise.
Estudar e compreender o comportamento dos compradores facilita a prospecção, minimiza as chances de erros e dá subsídios estratégicos até para sua equipe de vendas.
2 – Realinhamento de estratégias
As informações de big data também podem ser muito úteis para que os gestores descubram quais campanhas de marketing estão dando certo e quais estão deixando a desejar. É possível até descobrir e compilar como os clientes chegaram até o seu site e, então, otimizar suas estratégias para atender melhor às expectativas dos compradores.
Uma boa análise de big data pode ser fortemente relacionada ao aumento das vendas: os dados fornecem os caminhos e os empresários inteligentes o seguem!
3 – Criação de cupons personalizados
A criação de cupons de desconto altamente personalizados pode ser uma boa ideia para tornar sua empresa uma máquina de vendas. Com os dados obtidos com o big data, você pode relacionar cada pessoa aos seus produtos favoritos ou mais frequentemente adquiridos.
E, com a promoção certa, você pode manter os clientes mais tempo ao seu lado, além de ter muito mais chances de recuperar fregueses que estavam afastados da sua marca.
Isso também pode auxiliar na regularização dos estoques: que tal cruzar os dados e oferecer bons preços para mercadorias que estão em excesso, mas que sejam relacionadas com as preferências de determinados consumidores?
4 – Compreensão do comportamento do consumidor
Saber como o consumidor age e pensa sempre garante vantagens competitivas, seja qual for o seu nicho de atuação. Nesse contexto, é imprescindível que se pesquise para ter maior conhecimento a respeito da mente de seu público-alvo.
Big data marketing pode ajudar você nesse sentido, pois é um processo capaz de reunir as informações coletadas, categorizá-las e organizá-las, para que você as leia e analise com muito mais rapidez e praticidade.
Isso, certamente, beneficiará o seu negócio, à medida que será possível criar estratégias muito mais assertivas e eficazes para, de fato, atrair, converter e fidelizar seus clientes-alvo.
5 – Uso de Redes Sociais
As redes sociais podem ser grandes veículos para que você utilize big data marketing para encontrar seu público-alvo. Afinal, é por meio das redes sociais que seus clientes mostram o que gostam, o que rejeitam em marcas e produtos. Manifestam também a opinião sobre a sua marca e contribuem, desse modo, que você possa melhorar seu produto e/ou serviço.
Além disso, é possível fazer pesquisas de opinião, testes A/B com peças, sugerir promoções, solicitar compartilhamento com amigos e seguidores, e se relacionar com o seu público. Se for feito do modo mais estratégico possível, tudo isso pode trazer dividendos para a empresa.
6 – Análise de concorrentes
O big data marketing também ajuda nos casos em que você estiver em busca de benchmarking. Isso porque todas as informações que forem inseridas nesse processo estarão compactadas e poderão ser analisadas e utilizadas por todos os membros de sua equipe, no sentido de um bom comparativo sobre o que as outras marcas fazem em seu dia a dia e o que a sua própria empresa vem construindo.
A partir daí, você pode aprender com os erros e falhas dos concorrentes. Isso representa um ganho de qualidade para você, afinal todos os testes que essas empresas realizaram para chegar ao fim da jornada do cliente já trouxe muitos problemas de falta de material.
E imagine só como é fantástico: você vai aprender com os erros das empresas, que tiveram de investir muito tempo e dinheiro pra chegar ao resultado planejado. Você poderá ter esse tipo de dado com muito menos investimento, em um período muito menor de tempo, e assim por diante.
Se você utiliza Big Data marketing, já tem plena consciência de como lançar um produto no mercado que gerará boas vendas, consegue “falar a língua” de seu público-alvo, entre outros benefícios incríveis que melhoram resultados.
Descobriu como vender mais usando o Big data marketing? Analise os dados e traga um tremendo diferencial para sua empresa!
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