Entenda quais são os principais desafios do varejo atualmente
O trabalho com múltiplos canais sempre foi exigente. Um profissional de varejo, em quase qualquer setor, precisa saber lidar com situações adversas quase todos os dias. Dito isso, um bom empresário nessa área deve estar sempre estudando os novos desafios do varejo e se preparando de acordo. Afinal, quando os tempos mudam, a empresa também precisa fazer as adequações necessárias.
Quanto melhor você puder se preparar e antecipar, maiores serão suas chances de evitar prejuízos e continuar prosperando diante dessas adversidades. E para te ajudar com esta tarefa, listamos aqui 4 dos principais desafios que você terá que enfrentar hoje no setor de varejo. Acompanhe:
Integrar múltiplos canais
Com o crescimento da tecnologia digital, seu público é cada vez mais capaz de recorrer a múltiplos canais de comunicação. TV, rádio ou jornal já não são mais forças hegemônicas, dividindo mais espaço umas com as outras e com as incontáveis páginas disponíveis online.
Além de estar presente e ativo nos principais canais utilizados pelo seu público, você ainda deve buscar formas de unir estes meios de comunicação, direcionando-os uns para os outros, por exemplo. Um comercial de TV pode facilmente levar seus leads para sua página ou loja virtual da mesma forma que uma postagem em seu blog. Com algum investimento, estes recursos podem melhorar bastante o seu desempenho.
Capacitar o time de vendas adequadamente
Entre os desafios do varejo, este é, provavelmente, o mais persistente. Porém, ele se reconfigura na mesma medida em que as exigências do público. E estas mudaram bastante nos últimos anos. É preciso capacitar sua equipe para lidar com essa nova realidade.
Primeiramente, vale lembrar que os seus clientes não buscam apenas um produto. Eles desejam toda uma experiência de compra, que envolve desde a mercadoria em si até o atendimento. Sendo assim, seus vendedores devem aprender a fornecer essa experiência, tornando a recepção mais ágil e entregando o que o seu cliente realmente deseja.
Investir na análise estratégica de dados
A tecnologia também levou ao crescimento de outra prática: a análise de dados em negócios. Esse tipo de estratégia sempre foi relativamente comum, mas a qualidade de informações disponíveis nem sempre foi das melhores.
Porém, com a chegada da tecnologia digital, você pode gerar estatísticas muito mais relevantes para bolar estratégias. O desafio do varejo agora é estudar estas métricas e aprender como utilizá-las.
Garantir o feedback dos clientes
Por fim, mas não menos importante, uma fonte considerável de informações sobre o seu real desempenho é o feedback dos seus clientes. Afinal, é a satisfação deles que garante o melhor rendimento dentro do seu negócio.
Coletar esses dados sempre foi um desafio, mas eles são cada vez mais necessários. Com o mercado se tornando mais disputado com o passar dos dias, entender o que sua empresa pode oferecer como diferencial pode ser a diferença entre se destacar em meio à concorrência ou se tornar apenas mais uma loja em um milhão.
Agora que você entende os principais desafios do varejo no momento, pode se planejar e se preparar para tudo. Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber nossos conteúdos em primeira mão!