Cartão fidelidade: como utilizá-lo estrategicamente na crise?
As vendas no comércio em geral têm enfrentado quedas nos últimos meses. Diante desse cenário, é necessário que as empresas conheçam opções para ajudar a diminuir ou até mesmo anular os efeitos da crise.
O cartão fidelidade é uma solução que vem ganhando bastante destaque nesse cenário. Quer saber como usá-lo no seu negócio? Veio ao lugar certo, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje! Confira:
Entenda a mudança de hábitos de consumo
Basta o orçamento pessoal ou familiar apertar que as pessoas já começam a refazer as contas para fechar o mês. Crise financeira é assim mesmo. Ficou difícil ver quem não fez a sua lista de cortes e trocas de produtos e serviços por opções mais em conta.
É lógico que isso afeta em cheio as vendas no comércio, que passa a concorrer de forma ainda mais acirrada por cada cliente. Por isso, se destacar oferecendo vantagens para quem se mantém fiel ao seu negócio pode ser uma alternativa interessante, tanto para o seu estabelecimento quanto para o consumidor.
Ofereça uma boa opção para clientela
Nesse meio de tantas incertezas, o cartão fidelidade passa a ser um amigo para o cliente que precisa encontrar formas de economizar com o mínimo de impacto no seu bem-estar.
Esse tipo de programa permite que o cliente ganhe pontos com cada compra, que são acumulados e podem ser revertidos em prêmios, descontos ou gratuidades (dependendo da área de negócio e da criatividade da empresa).
Um dos exemplos mais clássicos é o programa de milhas de companhias aéreas. Quanto mais uma pessoa viaja, mais ela acumula pontos que poderão ser trocados por passagens e uma enorme variedade de produtos e serviços.
Aproveite para atrair e fidelizar
Cliente não quer apenas comprar. Ele quer ter a certeza de que fez o melhor negócio. E isso também inclui a preocupação da empresa em oferecer uma ótima experiência para ele. Mesmo com o bolso mais vazio, a busca é pelo mínimo de impacto na vida dele, ou seja, a ter sempre qualidade continua, só que ela inclui aí o cálculo do melhor custo-benefício.
O cartão fidelidade pode oferecer tudo isso em um único serviço. Ao adotar essa estratégia, sua empresa mostra que está preocupada em continuar atendendo bem mesmo durante o período turbulento. E mais: que a sua empresa valoriza o cliente fiel a ponto de oferecer prêmios pela confiança que ele deposita no seu negócio.
Programas de fidelidade não são positivos apenas pelo viés econômico, mas também mexem um pouco com o sentimento das pessoas e por isso são ótimas oportunidades para se destacar da concorrência e, ao mesmo tempo, promover uma ação de branding que ajude a valorizar a sua marca.
Isso ajuda também a trazer mais clientes, tentados a experimentar uma oportunidade de poupar. Combine com cupons promocionais para ajudar na primeira conversão – ou para trazer de volta clientes antigos — e veja seus resultados multiplicarem.
Pesquise sistemas no mercado que facilitam implantar esse sistema, seja em ambiente online ou em lojas físicas. É um investimento que tem tudo para render um ótimo retorno para o seu estabelecimento e ainda deixar seus clientes (novos e antigos) felizes, sem consciência pesada pelas compras.
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