6 ações simples para aumentar o ticket médio de sua loja
Mesmo que a sua loja já tenha uma clientela e você invista em ações e campanhas para aumentar as vendas, existem períodos em que o faturamento fica estagnado. E, ao pesquisar, você percebe que o ticket médio de vendas está abaixo do desejado.
O que fazer para incentivar que seus clientes comprem mais no seu estabelecimento? Nesse artigo oferecemos algumas dicas de ações simples e práticas para ajudá-lo. Confira:
Qual o seu ticket médio?
Você sabe qual a média de gastos por cliente na sua loja em um mês? Basta usar a fórmula:
TICKET MÉDIO = número de vendas no período X / número de pedidos no período X
Simples de obter, esse número é bem importante para o seu negócio. Afinal de contas, ele é um sólido indicador do rendimento do seu estabelecimento. E já que obter clientes novos é mais caro do que realizar ações junto à sua clientela atual, aumentar o ticket médio é uma alternativa interessante para incrementar as vendas sem precisar conquistar mais consumidores.
1 – Crie kits de produtos ou serviços
Boa alternativa para presentear, você pode oferecer kits por tema, efeméride (Dia dos Namorados, Natal), ou mesmo oferecer pacotes de produtos ou serviços relacionados ou complementares. Inclua um desconto atraente e ainda aproveite para vender o que está já há um tempo parado no estoque.
Não sabe por onde começar? Analise pedidos anteriores ou faça uma pesquisa junto à clientela.
2 – Ofereça produtos ou serviços complementares
Outra ação simples para aumentar o ticket médio é oferecer, na hora de fechar negócio, a possibilidade de incluir um item adicional relacionado ao pedido. Um exemplo: se você vende um batom, pode oferecer um porta-batom com espelho ou um hidratante labial.
O importante é treinar sua equipe (ou colocar na página) algo de forma convidativa e sutil.
3 – Use cupons de desconto
Os cupons de descontos promocionais estão ganhando cada vez mais popularidade no país e sua empresa pode se beneficiar muito ao usá-los. Você pode oferecê-los em uma ação de e-mail marketing ou para o cliente usar na próxima compra, na loja.
Lembre-se de criar um senso de urgência (prazo curto, valor especial) e estabelecer um valor mínimo para efetivar o cupom.
4 – Ofereça cartão presente
Essa é outra modalidade interessante para aumentar o ticket médio. E ele pode ajudar de duas formas diferentes: a primeira é no próprio ato da compra para presentear (ao estabelecer valores pré-definidos) e a segunda é na hora do presenteado usar o cartão, já que muitos acabam gastando mais do que o valor dado para não perder nada do presente.
5 – Ofereça descontos por quantidade
Dependendo do seu produto ou serviço, você pode oferecer a compra em quantidade, mostrando para o cliente o quanto ele pode poupar ao comprar 10 unidades em vez de apenas 1.
Um detalhe fundamental nessas horas é lembrar, no caso de produtos perecíveis, da data de validade, principalmente para vendas online.
6 – Ofereça prêmios para quem comprar mais
Essa ação é bem adaptável e pode ser usada tanto para e-commerce quanto para estabelecimentos físicos. Crie promoções de frete grátis, ofereça brindes ou presentes para pedidos acima de um determinado valor.
Dessa forma, você cria uma espécie da caça ao tesouro e o cliente vai se sentir tentado a chegar ao valor da promoção para conquistar o prêmio.
Percebeu como através de ações simples e práticas sua empresa pode otimizar o valor do ticket médio e, com isso, melhorar o faturamento? Então, não deixe de organizar seu calendário e planejar as suas ações para fazer seu cliente comprar mais!
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