5 ações para aumentar a rentabilidade do varejo
Os últimos anos tem sido difíceis para trazer otimismo em relação ao aumento da rentabilidade do varejo no Brasil. O mau momento econômico ainda gera insegurança, mas isso não quer dizer que as soluções não devam ser buscadas e implementadas para as empresas, ao menos, reduzirem os impactos da crise.
Diante desse cenário, resolvemos trazer 5 ações que poderão fazer sua empresa gerar mais vendas e receitas durante essa fase de instabilidade econômica. Acompanhe!
1. Diversificar o seu mix de produtos
Apostar em aumentar a variedade do seu mix de produtos pode ser um caminho interessante para atrair novas demandas em seus estabelecimentos e aumentar a rentabilização do varejo. Você pode investir na inclusão de novas categorias de ofertas, linhas premium e/ou de marcas mais baratas. A ideia é gerar ganhos com o crescimento do ticket médio ou do volume de saídas.
Para isso, é importante estudar os hábitos de compra e o que mudou no comportamento do seu consumidor durante a crise. Assim, será possível entender se os clientes estão buscando mais qualidade, comodidade, variedade, novidade ou preço baixo, por exemplo.
2. Eliminar os excessos de estoque
Os dois principais passos para evitar os excessos de estoque são planejar e organizar melhor seus processos de logística. A ideia é trabalhar com a previsibilidade de demanda, tendo como base os dados de venda das suas ofertas, os históricos de compra do seu público e considerando as sazonalidades. Dessa maneira, sua empresa poderá reduzir custos e eliminar os gargalos na entrada e saída de produtos.
Antecipar a demanda é relevante, por exemplo, para diminuir os riscos de adquirir um volume muito alto de mercadorias com baixa ou nenhuma saída
3. Resolver falhas no abastecimento
Esse tópico basicamente se trata do inverso ao problema anterior: a falta de produtos no estoque. Isso também é causado por falta de planejamento e previsão de demanda, pois não são calculadas as chances de um determinado produto vender mais durante um certo período. A falta de mercadorias armazenadas tem um impacto direto no consumidor, que pode não encontrar o que procura ou o que é anunciado em suas lojas.
Além da questão dos estudos sobre a demanda, é válido estreitar as relações com os seus fornecedores. Em tempos de crise, é até comum que a indústria aumente os valores de suas matérias-primas. Para que isso não prejudique sua margem de lucro ou recaia sobre o que é cobrado ao consumidor final, deve-se buscar negociações nas quais os preços com os fornecedores sejam reduzidos. É um dos únicos modos de preservar sua margem e manter preços competitivos.
4. Investir em promoções
As promoções são estratégias que quase sempre funcionaram bem no varejo. O uso de descontos, brindes e sorteios costumam atrair bastante a atenção e os gastos do público. Contudo, esses são recursos que não devem ser usados o tempo todo, pois os consumidores podem se acostumar mal.
Muitos clientes podem acabar criando vínculos com sua marca em função das promoções e dos preços baixos. A propósito, eles podem acreditar que o preço menor é o padrão. São situações que põem em risco a atratividade da sua empresa, especialmente quando não estiver fazendo alguma promoção. Portanto, procure manter um espaçamento entre as ações promocionais, principalmente aproveitando datas comemorativas.
5. Faça programas de fidelização
As estratégias para manter seus clientes comprando são eficientes porque reduzem os gastos para trazer novos compradores e garantem a entrada de receitas em médio e longo prazo. Por isso, é importantíssimo investir em ações que assegurem uma relação próxima com esses consumidores após suas primeiras compras. Entre as táticas, pode-se aplicar:
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Envio de ofertas e promoções exclusivas via e-mail;
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Criação de programas de pontos;
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Compartilhamento de conteúdo com dicas para os clientes aproveitarem melhor as compras;
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Ofertas de cartões presente nos aniversários ou em datas comemorativas.
Para aumentar a rentabilização do varejo nessa crise econômica, deve-se apostar em medidas que atraiam mais consumidores às suas lojas, tornem sua logística mais inteligente, reduzam os custos e fidelizem os atuais clientes.
Uma solução inovadora e que cumpre bem esses objetivos é o cartão presente, logo, aconselhamos que você confira nosso artigo com 4 razões para oferecer cartão presente no varejo!