Como usar a Black Friday para aumentar vendas no resto do ano?

A Black Friday é, hoje, uma das grandes oportunidades para que os varejistas possam aumentar vendas em suas lojas. Esse grande evento comercial, importado dos Estados Unidos em 2010, foi acolhido pelos consumidores brasileiros e, mesmo com a crise econômica, a tendência é que os rendimentos sejam satisfatórios em 2016.

No entanto, é importantíssimo que os comerciantes tomem certos cuidados para que não transformem uma grande oportunidade em um terrível pesadelo!

Algumas práticas devem ser evitadas e outras adotadas, para que se tenha sucesso com as vendas de Black Friday. Mais importante ainda: é necessário que os lojistas utilizem este evento para que possam fidelizar seus clientes, fazendo com que retornem no resto do ano.

Veja, a seguir, algumas orientações para realizar uma Black Friday de sucesso e conquistar, definitivamente, novos consumidores!

Faça um bom planejamento

Não adianta somente abrir a loja na última sexta-feira de novembro, oferecendo descontos incríveis, para se ter sucesso na Black Friday. Sem um ótimo planejamento, é grande a possibilidade de que vá tudo por água abaixo. São muitas as coisas que podem dar errado:

  • o estoque pode não estar preparado para a demanda;

  • os funcionários podem não conseguir dar conta de atender todo o público;

  • a loja pode não suportar o excesso de gente;

  • os descontos podem não gerar o retorno financeiro esperado;

  • o marketing pode não atrair a quantidade necessária de clientes.

Todos estes problemas gerados pela falta de planejamento, além de poderem gerar prejuízos na hora, afastarão possíveis consumidores que retornariam em outros momentos do ano.

Realize promoções inteligentes

Com tanta gente realizando descontos, a sua loja se destacará pelas promoções diferentes e mais interessantes para o cliente. Não se contente em oferecer, somente, descontos pontuais. Apresente promoções que relacionem produtos específicos, oferecendo vendas casadas, concedendo descontos que beneficiem ainda mais aqueles que comprarem maiores quantidades de mercadorias e determine boas formas de pagamento.

Invista em uma boa campanha de marketing

Em primeiro lugar, é importante entender que a própria Black Friday já se apresenta como uma ótima peça de marketing. Se você fizer tudo bem-feito no próprio dia de vendas, conseguirá promover a sua loja com grande sucesso entre seus clientes.

No entanto, este evento também deverá possibilitar que você atraia novos consumidores e, para isso, nada melhor do que promover uma ótima campanha de marketing tendo, como mote, esta data! Utilize as melhores estratégias disponíveis: redes sociais, ferramentas de busca, YouTube, anúncios na própria loja. O que vale, agora, é a criatividade!

Seja honesto

Não caia na tentação de enganar seus clientes para aumentar suas vendas. Há muitos relatos de varejistas que, aproveitando o grande movimento da Black Friday, realizam promoções falsas, aquelas em que se “vende pela metade do dobro do preço”, por exemplo.

Tenha cuidado para não prometer aquilo que não poderá cumprir, como um item que esteja quase acabando em seu estoque. As vendas por internet não podem, também, estar sujeitas a falhas.

Lembre-se: seu objetivo não é somente vender muito naquele dia, mas que seus clientes retornem no resto do ano. Por isso, eles devem sair satisfeitos com suas compras. Caso se sintam enganados, será a última vez que pisarão no solo da sua loja.

Fortaleça a relação com o seu cliente

Nada melhor do que aproveitar centenas de clientes satisfeitos para pôr em prática boas estratégias de fortalecimento de sua relação com o consumidor. São muitas as possibilidades, mas, para a Black Friday, algumas podem ser especialmente elaboradas.

A principal tática é associar seu programa de descontos à realização de cadastros em seu banco de dados dos clientes. Assim, você poderá mantê-los atualizados sobre suas promoções e condições especiais de venda. Outra boa estratégia é veicular, nesta data, as suas futuras promoções de natal, até mesmo vinculando alguns descontos para compras que sejam realizadas na Black Friday.

Seguindo estas orientações, as chances de você conseguir aumentar vendas nesta data aumentarão consideravelmente. Além disso, você trará novos clientes para a sua loja!

Esperamos que este post tenha te ajudado a pensar novas estratégias para aumentar vendas durante a Black Friday e, caso queira estar sempre em contato com informações do tipo, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"